Roteiro: Norte de Ilhabela

O lado norte da Ilhabela, voltado para Caraguatatuba e Ubatuba, costuma ter melhores condições de navegação que o lado sul.

Saindo do Saco da Capela em Ilhabela com destino norte, passamos pelas seguintes praias:

PRAIA DO JABAQUARA: esta é a última praia possível de se chegar de carro, conta com um bom restaurante bastante frequentado pelos turistas que chegam pela estrada de terra e por mar.

PRAIA DA FOME: pitoresca praia com antiga casa colonial em baía abrigada, ideal para um mergulho relaxante em suas águas cristalinas.

PRAIA DO POÇO: pequena praia com uma cachoeira que desagua num belo lago natural e depois no mar, desabitada.

PRAIA DA SERRARIA: para chegar nesta praia é preciso passar pela Ponta Grossa e perder o continente de vista. Localizada na parte da Ilhabela totalmente voltada para mar aberto, esta praia é habitada por colônia de pescadores e seu único acesso é por mar.

PRAIA DAS CAVEIRAS: dizem os antigos que vários corpos de um naufrágio foram parar nesta praia, como o acesso é muito difícil não houve resgate, resultando em esqueletos espalhados pela areia. Esta praia é totalmente desabitada.

PRAIA DAS GUANXUMAS: esta praia super simpática e abrigada é um porto seguro para os navegantes que além de contar com a segurança de sua baia calma podem saborear um delicioso peixe na brasa entre outros frutos do mar servidos no restaurante pilotado pela Dona Isa.

PRAIA DO EUSTAQUIO: aqui também é possível experimentar os mexilhões (cultivados no local e preparados na hora) no restaurante do Zé e da Vilma. Baia abrigada com restaurante caiçara, que oferece frutos do mar.

PRAIA DE CASTELHANOS: a maior praia da ilha, ideal para uma caminhada e para surfar. Nesta praia é possível chegar de barco, jeep ou bicicleta por uma estrada de terra que oferece boas emoções para amantes de 4×4. Por uma trilha feita à pé de aproximadamente 40 minutos chega-se à cachoeira dos Gatos, com queda d!#água de aproximadamente 40mt.

PRAIA VERMELHA: bela praia de tombo com pequena vila de pescadores, onde os caiçaras cultivam mexilhões.

PRAIA DA FIGUEIRA: pequena baía com praia e vista para as ilhas Galhetas e Saco do Sombrio,

SACO DO SOMBRIO: apesar de não ter praia, esta enseada de águas calmas e mata exuberante, antigamente foi refúgio de piratas e agora hospeda a sub-sede do Iate Clube de Ilhabela.

FOTOS: Marcio Dufranc – http://www.marciodufranc.com.br

2017-09-13T18:45:05+00:00